CLAUDEMIR ORIBE - EPPM 2017

"É a segunda vez que tenho o privilégio de participar de um programa de formação no Japão pela AOTS. A experiência de participar do EPPM 2017 foi proveitosa e enriquecida pelo contato com profissionais distintos, com vivências pessoais no Sistema Toyota de Produção. O ponto alto foi a parte prática realizada na Hirayama Consulting, onde pudemos ver a melhoria de processo na prática, num ambiente bem estruturado e que facilita o aprendizado. A atenção dos profissionais do Chubu Kenshu Center, particularmente a Keiko Hayashi que, aliás, fala português fluentemente.

Com o programa foi possível compreender o conceito, métodos e práticas do TPS e identificar os pontos para estudo complementar. Espero poder participar de outros programas no futuro"

 

Do ponto de vista pessoal, foi uma viagem muito proveitosa. Conheci Hiroshima e fui a um festival multicultural em Toyota que foi o máximo. Aprecio muito a cultura e culinária japonesa e pude mais uma vez ter as melhores experiências sensoriais possíveis dentro das restrições de tempo, localização e custo. Ir ao Japão é muito mais do que o curso proporciona. É uma experiência de vida.